quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Parnahyaba 2026

Presidente do Parnahyba tenta pleitear vaga na Série D 2026 via ranking da CBF

Após ampliação da Quarta Divisão Nacional, Eureliano Barros cogita participação do Tubarão no torneio por causa de sua posição no RNC: "Estamos na briga por esta vaga"


Presidente do Parnahyba, Eureliano Barros tenta pleitear uma vaga no Campeonato Brasileiro Série D2026. A priori, o Azulino tem somente a disputa do estadual no seu calendário oficial para a próxima temporada, porém, o gestor do Tubarão cogita garantir o clube na competição via o Ranking Nacional de Clubes (RNC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Assista acima na íntegra.


- Estamos na briga por esta vaga na Série D (do Campeonato Brasileiro de 2026), porque ainda tem três vagas soltas, e eu estou brigando, falando com os presidentes (de outros clubes). Na pontuação que temos hoje no ranking (da CBF), nós somos os primeiros, antes do Moto Club - declarou o presidente do Parnahyba. 


- Estamos esperando esta vaga aparecer para a gente ainda ter a possibilidade de jogar a Série D no ano que vem, o Campeonato Tocantinense foi adiado para janeiro, então vai demorar um pouco mais a definição - completou.


A CBF ampliou o Campeonato Brasileiro Série D. Com a atualização, 96 clubes irão participar da competição a partir de 2026. Entenda abaixo o novo formato da competição.



Ampliação da Série D 2026:



A CBF anunciou o novo calendário do futebol brasileiro. Várias competições foram modificadas. Uma das mudanças mais esperadas foi o aumento no número de participantes da Série D: a partir de 2026, a Quarta Divisão passará dos atuais 64 clubes para 96. Outra novidade é o acesso: seis times ascenderão à Série C. 


A medida beneficiou os 32 times classificados para a segunda fase deste ano. Como quatro deles conseguiram o acesso (Barra-SC, Santa Cruz, Maranhão e Inter de Limeira), a CBF adotou uma solução para substituí-los: premiar mais quatro federações com uma segunda vaga, segundo o Ranking Nacional de Federações a ser divulgado no fim de ano.



Com esses 32 pré-classificados, os outros 64 times participantes da quarta divisão de 2026 seguiriam o mesmo critério adotado desde 2022: 


  • - Os quatro rebaixados da Série C do ano anterior;
  • - O primeiro estado do RNF (Ranking Nacional das Federações) tem direito a quatro representantes
  • - Do segundo ao nono estado do RNF têm direito a três representantes cada
  • - Do décimo ao vigésimo terceiro estado do RNF têm direito a dois representantes cada;
  • - Os demais estados têm um representante cada.

É exatamente esse último grupo, formado atualmente pelas federações de Roraima, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Amapá, que seria beneficiado com mais uma vaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário