quarta-feira, 17 de setembro de 2025

SSP-PI realiza ação para remoção de pichações ligadas a facções criminosas em Parnaíba

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Polícia Civil (PC-PI), realizou nesta quarta-feira (17) uma ação voltada à remoção e pintura de pichações com referências a facções criminosas. A iniciativa está sendo executada no município de Parnaíba, no litoral do estado.

 A ação reforça o compromisso dos órgãos de segurança pública no combate a esse tipo de criminalidade e na preservação da ordem social”, destacou o delegado Ayslan Magalhães.

SSP-PI realiza ação para remoção de pichações ligadas a facções criminosas em Parnaíba
A prática de pichar espaços públicos com símbolos relacionados a organizações criminosas configura crime ambiental, conforme previsto na Lei nº 9.605/1998. Ademais, pode resultar na responsabilização penal dos envolvidos, com base na Lei nº 12.850/2013, que trata da repressão às organizações criminosas.
 SSP-PI, no âmbito do programa Pacto Pela Ordem, reforça seu compromisso com a continuidade das investigações voltadas à identificação e responsabilização dos autores desse tipo de delito.
Fonte: Portal R10


Ossada enterrada de cabeça para baixo é encontrada em Parnaíba; vítima seria o “Pé Descalço”

 


Uma cena macabra chocou moradores de Parnaíba na manhã desta terça-feira (16/09). A Polícia Militar do 27ºBPM, encontrou uma ossada humana enterrada em uma cova rasa, em uma área de matagal entre o conjunto Colina da Alvorada e a BR-343.

Segundo informações repassada para Portal do Águia, os restos mortais estavam amarrados por cordas e possivelmente enterrados de cabeça para baixo, o que indica execução brutal. O Corpo de Bombeiros foi chamado para fazer a retirada do esqueleto, enquanto o IML e a Polícia Civil iniciaram os trabalhos de perícia.

As primeiras informações apontam que o corpo pode ser de um homem conhecido apenas pelo apelido “Pé Descalço”, desaparecido há cerca de três meses. O modo como o corpo foi deixado reforça a suspeita de envolvimento com crimes ligados a facções.

O achado revoltou e assustou a população local. “É uma barbaridade, coisa de facção criminosa mesmo”, disse um morador que não quis se identificar.

O caso segue sob investigação do Departamento de Homicídios e da Delegacia de Facções, Homicídios e Tráfico de Drogas (DFHT). Até o momento, a identidade oficial da vítima ainda não foi confirmada.

FONTE: PORTAL DO ÁGUIA

Homem é preso após agredir mãe e tentar incendiar casa em Parnaíba

 

Na noite da última terça-feira (16/09), por volta das 20h30, um homem de 41 anos foi preso após agredir a própria mãe e tentar colocar fogo na residência onde ambos moram, no bairro Alto Santa Maria, em Parnaíba.

O acusado foi identificado como Wessel Luiz Sousa da Cunha, que apresentava sinais visíveis de embriaguez no momento da ocorrência. A vítima, sua mãe de 61 anos, acionou a polícia após sofrer agressões e perceber a tentativa do filho de incendiar a casa.

Durante a abordagem, Wessel ainda desacatou os policiais militares que atenderam à ocorrência, sendo contido e conduzido à Central de Flagrantes de Parnaíba, onde o caso foi registrado.

A vítima não sofreu ferimentos graves, mas ficou bastante abalada com a situação.

Fonte: CONECTA PIAUI

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Homem é esfaqueado em tentativa de homicídio em Parnaíba

 

Um homem de 25 anos sofreu uma tentativa de homicídio na noite desta sexta-feira (12) no bairro João XXIII, em Parnaíba. De acordo com o relatório do 27º Batalhão de Polícia Militar, a vítima foi perseguida por pelo menos quatro suspeitos que estavam em duas bicicletas. Eles invadiram a casa do jovem e desferiram dois golpes de faca em sua região torácica.

Mesmo ferido, Maycon conseguiu correr, pular um muro e tentar se esconder em um terreno vizinho. Ele foi socorrido por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e encaminhado para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, sob escolta da Polícia Militar. O estado de saúde é grave.

Segundo testemunhas, momentos antes do crime a vítima havia relatado a um parente que tinha sido encarado por indivíduos e que retornaria para tirar satisfação. A Polícia Civil investiga a motivação e a autoria da tentativa de homicídio.

Fonte: Cidadeverde.com




domingo, 14 de setembro de 2025

Netinho assume a Presidência Municipal do Republicanos Parnaíba em evento de 20 anos do partido.


Parnaíba (PI) – Em um momento de prestígio político e reconhecimento, Netinho assumiu a Presidência Municipal do Republicanos durante o evento que marcou os 20 anos do partido, em evento realizado em Teresina.

A cerimônia contou com a presença de grandes lideranças estaduais e nacionais, consolidando o espaço de Netinho dentro do cenário político piauiense. Um dos pontos de destaque foi a confiança depositada nele pelo Deputado Federal Jadyel Alencar ao lado da Presidente Estadual do Partido no Piauí Alessya Xavier, que o escolheu para representá-los a frente do partido Republicanos que conta com três vereadores em exercício em Parnaíba, reforçando a articulação política do jovem.

Trajetória política

Filho do ex-vereador Raimundo Neto, Netinho herdou a tradição política da família, mas vem construindo sua própria trajetória com autenticidade e força de articulação. Nas eleições de 2024, surpreendeu ao conquistar 1.493 votos, quase triplicando o resultado de sua primeira candidatura em 2020, quando alcançou 594 votos. O crescimento expressivo o colocou como primeiro suplente de sua coligação e uma das novas apostas do partido para os próximos pleitos.

Reconhecimento como articulador

Nos bastidores, Netinho é reconhecido como estrategista habilidoso e articulador político de peso. Sua capacidade de diálogo com diferentes segmentos sociais e lideranças tem ampliado sua projeção dentro e fora de Parnaíba, reforçando a imagem de que não apenas segue os passos de seu pai, mas que também trilha um caminho próprio na política.

O olhar para 2026

Com a chegada de 2026 no horizonte, os cenários começam a se desenhar e os “tabuleiros políticos” já estão sendo organizados. A ascensão de Netinho à Presidência Municipal do Republicanos em Parnaíba indica que ele terá papel central nas estratégias eleitorais do partido. A grande questão que fica é: qual será seu próximo movimento político?

Em meio a incertezas e articulações, uma coisa é clara: Netinho surge como um nome forte no cenário político local, carregando juventude, prestígio e o apoio de lideranças de peso como Deputado Federal Jadyel Alencar e o Deputado Estadual Flávio Nogueira Junior.


 

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão

Em julgamento histórico, Supremo pune pela 1ª vez um ex-presidente por tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro também foi considerado culpado por organização criminosa e mais três crimes. Outros sete aliados foram condenados.

 

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (11), condenar Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses no julgamento da trama golpista. Pela primeira vez na história do Brasil, um ex-presidente foi condenado por golpe de Estado.

 

Desses 27 anos e 3 meses, 24 anos e 9 meses são de reclusão (ou seja, pena para crimes que preveem regime fechado). E 2 anos e 6 meses de detenção (pena para crimes de regime semiaberto ou aberto). Como a pena total é superior a 8 anos, Bolsonaro terá de começar a cumpri-la em regime fechado.

Como efeito da Lei de Ficha Limpa, Bolsonaro fica inelegível por 8 anos após cumprimento da pena.

Na denúncia, a Procuradoria-Geral da República (PGR) citou que o ex-presidente e outros sete aliados – ex-auxiliares e militares – tentaram derrubar a democracia e impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre o fim de 2022 e o início de 2023.

Por 4 votos a 1, a Primeira Turma do STF entendeu que Bolsonaro é culpado por todos os cinco dos quais era acusado: golpe de Estado; tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito; organização criminosa armada; dano qualificado contra patrimônio da União; e deterioração de patrimônio tombado.

O colegiado decidiu também condenar os outros sete réus da ação penal – segundo a acusação, eles formaram o núcleo central da chamada trama golpista. Veja as penas de todos eles:

  1. Jair Bolsonaro, ex-presidente da República. Condenado a 27 anos e 3 meses, sendo 24 anos e 9 meses são de reclusão (pena para crimes de regime fechado) e 2 anos e 6 meses de detenção (pena para crimes de regime semiaberto ou aberto).
  2. Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e deputado federal. Condenado a 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão. A Turma também determinou a perda de mandato do parlamentar.
  3. Almir Garnier, ex-comandante da Marinha. Condenado a 24 anos de prisão.
  4. Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal. Condenado a 24 anos de prisão.
  5. Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional. Condenado a 21 anos, sendo 18 anos e 11 meses de reclusão (pena para crimes de regime fechado) e 2 anos e 1 mês de detenção (pena para crimes de regime semiaberto ou aberto).
  6. Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência e delator da trama golpista. Pena única de até 2 anos de prisão em regime aberto, em razão do acordo de colaboração premiada.
  7. Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa. Condenado a 19 anos de prisão.
  8. Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Casa CivilCondenado a 26 anos, sendo 24 anos de reclusão (pena para crimes de regime fechado) e 2 anos de detenção (pena para crimes de regime semiaberto ou aberto).

Fonte: G1 notícias 
 

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Câmara resolve impasse e define Sâmara do Estevão na vaga de Thiciano Ribeiro

 



A Câmara Municipal de Parnaíba definiu, nesta quinta-feira (11), que a suplente Sâmara do Estevão (PL) assumirá a cadeira do vereador Thiciano Ribeiro, assassinado a tiros em Teresina no último dia 27 de agosto. A previsão é declaração de vacância será lida em sessão plenária na próxima semana.

Após a publicação da decisão no Diário Oficial, a suplente será oficiada para apresentar a documentação necessária. Após a analise dos documentos, Sâmara do Estevão deve ser empossada em até 15 dias. 

Filha do líder comunitário Estevão Correia, Sâmara foi a 2ª suplente da chapa do partido em 2024 e recebeu 927 votos. Ela passa a ser titular da vaga que inicialmente pertencia ao vereador Brunão, que morreu em decorrência de complicações de uma cirurgia bariátrica, e que posteriormente foi ocupada por Thiciano.

A decisão foi tomada após a emissão de um parecer jurídico, já que havia um impasse quanto a quem deveria assumir a vaga: a suplente do PL, mesmo não tendo alcançado 20% do coeficiente eleitoral, ou o ex-vereador Carlson Pessoa, que poderia retornar ao Legislativo.

Com a posse de Sâmara do Estevão, o número de mulheres na Casa Legislativa de Parnaíba será o maior já registrado, chegando a quatro. Atualmente, Fátima Carmino, Neta Castelo Branco e Neta da Kolping são as parlamentares que ocupam cadeiras na Câmara.

NOTA INFORMATIVA 

A Câmara Municipal de Parnaíba-PI, por meio de sua Presidência vereador Daniel Jackson, informa que, após análise e emissão de parecer jurídico pelo setor competente (técnico/jurídico), foi deliberada em reunião com a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Parnaíba a convocação do(a) suplente de vereador(a) da agremiação partidária, no caso o Partido Liberal, em conformidade com o Regimento Interno e a legislação vigente.

A medida ocorrerá após a deliberação do Decreto de Vacância de cargo (fato que se deu por extinção do mandato por morte do vereador titular), que será realizado em plenário em Sessão Ordinária desta augusta casa, seguindo todas as normas e prazos vigentes no seu Regimento Interno e na Lei Orgânica Municipal de Parnaíba, visando garantir a continuidade dos trabalhos legislativos e o pleno funcionamento do Poder Legislativo Municipal.

O(a) suplente será devidamente notificado(a) e tomará posse em data previamente agendada, conforme os trâmites regimentais com previsão para o dia 29 de setembro de 2025.

Parnaíba, 11 de setembro de 2025 - Câmara Municipal de Parnaíba-PI
Presidente – Vereador Daniel Jackson Araújo de Souza



Fonte: Cidadeverde.com




Jogo do Tigrinho: Polícia deflagra operação e investiga blogueiras no Piauí; movimentaram cerca de R$ 10 milhões

Os principais alvos da operação são as influenciadoras Thaisa Costa, Tereza Gomes e Emília Magalhães

A Polícia Civil do Piauí deflagrou, no início da manhã desta quinta-feira (11), a Operação Laverna para investigar influenciadores digitais que atuam com a divulgação de plataformas de apostas, conhecidas popularmente como "Jogo do Tigrinho", na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí.

De acordo com as informações da polícia, os principais alvos da operação seriam três influenciadoras da cidade, que teriam movimentado cerca de R$ 10 milhões com as divulgações. São elas: Thaisa Costa Machado (594 mil seguidores), Tereza Iva Gomes Freitas (128 mil seguidores) e Emília Magalhães Brito (93,2 mil seguidores). 

De acordo com o delegado Ayslan Costa, responsável pela operação, as influenciadoras poderão responder por estelionato, lavagem de dinheiro, organização criminosa, divulgação de loteria não autorizada e indução do consumidor ao erro.

“Essas plataformas operam sem qualquer autorização dos órgãos competentes, sem mecanismos de transparência ou auditoria, funcionando à margem da legislação nacional, à semelhança de cassinos online”, pontuou o delegado.

O delegado Ayslan concedeu entrevista à imprensa e esclareceu que, apesar da gravidade dos crimes, ainda não houve condições de solicitar a prisão das influenciadoras. No entanto, foram determinadas medidas cautelares que devem ser cumpridas rigorosamente.

"Não teve prisão porque apesar de ser um crime com pena alta, um crime sem violência e ameaça, elas são primárias e não caberia nesse momento a prisão. Mas foi representado várias medidas cautelares, a busca e apreensão de objeto, sequestro de valores em conta, a proibição de sair do Piauí sem autorização judicial e a entrega do passaporte. Todas elas realizaram viagens internacionais em curto período de tempo, ostentando nas redes sociais essas viagens, então não foi representado nesse momento pela prisão, exceto se elas descumprirem essas medidas cautelares", disse.

Nas buscas a polícia encontrou veículos e outros materiais de luxo nas residências das investigadas. O nome da operação faz referência à deusa romana Laverna, associada ao submundo, ladrões e atos ocultos, representando o caráter dissimulado das práticas investigadas.

Fonte: Portal A10+

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Condenado por estuprar a própria filha de seis anos é preso em Teresina oito anos após o crime

Um homem de 37 anos foi preso na manhã desta quarta-feira (10) perto do Ginásio Verdão, na zona Centro-Norte de Teresina. Ele estava foragido após ser condenado pela Justiça de São Paulo a 14 anos de prisão por estuprar a própria filha.


Segundo a Diretoria de Operações Policiais (Deop), o processo começou em 2017, em Mogi das Cruzes (SP). Após a condenação e o fim dos recursos, a Justiça expediu o mandado de prisão no fim de 2021


vA investigação revelou que a vítima era a filha do homem, que tinha seis anos na época do crime.


 De acordo com o delegado Tales Gomes, da Deop, o homem vivia em Timon (MA) e trabalhava no Centro de Teresina. Após a prisão, ele foi levado para o sistema prisional.







  
  Fonte: G1 notícias






Incêndio de grandes proporções atinge depósito próxima a faculdade em Parnaíba

 

Um incêndio de grandes proporções atingiu um terreno em que servia como depósito de piscinas de fibras no residencial Mãe Rainha em Parnaíba, na tarde desta terça-feira (9). Equipes do Corpo de Bombeiros conseguiram debelar as chamas por volta das 17h. O local teve prejuízos materiais. Ninguém ficou ferido.

O fogo alto e a fumaça preta é vista de vários pontos do bairro e atrapalhava os carros da BR-343. O incêndio fica próximo a um supermercado, uma faculdade e residências. 

De acordo com o tenente Freitas, o local era aberto mas era usado para guardar piscinas de fibras, material que originou o fumaceiro. O incêndio foi controlado por volta das 17h10 e ainda não se sabe as causas. Só uma perícia vai dizer como iniciou, mas a suspeita é que tenha ação humana. 

Fonte: Cidade Verde.com

terça-feira, 9 de setembro de 2025

Moraes vota para condenar Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe Estado

Relator do processo penal contra o chamado núcleo crucial da trama golpista foi o primeiro a votar no julgamento na 1ª Turma do STF. Para Moraes, Bolsonaro liderou organização criminosa. Demais ministros ainda precisam votar.


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta terça-feira (9) para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado.

Moraes é o relator, na Primeira Turma da Corte, do processo penal contra o chamado núcleo crucial da trama golpista – parte de uma organização criminosa que tentou manter o ex-presidente no poder e impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Como relator, Moraes foi o primeiro a votar no julgamento. Os demais ministros – Flávio DinoLuiz FuxCármen Lúcia e Cristiano Zanin, presidente do colegiado – ainda precisam se posicionar.

Os tamanhos das penas ainda serão debatidos e definidos pelos magistrados. A expectativa é de que o julgamento seja concluído até a próxima sexta-feira (12).

O ministro votou pela condenação de todos os oito réus pelos seguintes crimes denunciados pela Procuradoria-Geral da República:

  • Organização criminosa armada
  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
  • Tentativa de golpe de Estado

Nos crimes de dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado, Moraes votou pela condenação de sete dos oito réus do núcleo crucial. A única exceção foi o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) – a ação contra o parlamentar por esses dois crimes foi suspensa por decisão da Câmara dos Deputados.

Além do ex-presidente, a Primeira Turma do STF também julga:

  • Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
  • Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;
  • general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
  • Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência;
  • Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
  • Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro.

Para Moraes, Jair Bolsonaro, que está preso em regime domiciliar, liderou a organização criminosa que tinha um projeto autoritário de poder e tentou impedir ou depor o governo eleito.

Ao longo do julgamento, Moraes listou o que para ele são provas "cabais" da tentativa de golpe.

O ministro descreveu uma sequência de atos, citou documentos e mensagens que, em sua visão, demonstram a existência de uma organização criminosa hierarquizada sob a liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro.

  • Live de julho de 2021

Em primeiro lugar, Moraes apontou a live de julho de 2021, quando Bolsonaro fez ataques sem provas às urnas eletrônicas. Para o relator, não foi apenas discurso político: “Todas as mentiras criminosas feitas na live eram disseminadas pelas milícias digitais. A live foi mais um ato executório”, disse.

  • Reunião ministerial em 2022

Outro ponto destacado foi a reunião ministerial de 5 de julho de 2022, encontrada no computador de Mauro Cid. O ministro classificou o encontro como uma “confissão” dos participantes.

“A reunião ministerial agravou a atuação contra o Estado Democrático de Direito. Tudo isso constou da minuta do golpe — prisões, fechamento do TSE, gabinete pós-golpe”, afirmou.
  • Reunião com embaixadores

A seguir, Moraes mencionou a reunião com embaixadores em 18 de julho de 2022, no Palácio da Alvorada, quando Bolsonaro repetiu ataques às urnas diante de diplomatas estrangeiros.


 Fonte: G1 Notícias